segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Hipocrisia


Dexter, sexta temporada, primeiro episódio. Dexter está com mais um assassino sobre a mesa, pronto para matá-lo. É um ex colega do curso secundário que matou a própria esposa (também uma ex colega e única que enxergava Dexter) e que forjou uma cena de suicídio, há três anos atrás. Antes de matá-lo, Dexter vê uma tatuagem no peito do cara. É a imagem de jesus. Em menos de dois minutos os dois travam um diálogo muito interessante sobre deus e fé. Um poderodo retrato da eterna hipocrisia humana.

Dexter - O que jesus teria feito? Sério mesmo... Como você concilia sua fé num poder superior, num deus, com o que você fez com Janet?

Joe - Que diferença faz?

Dexter - Só estou curioso.

Joe - Então o quê? Devo defender minhas crenças perante você?

Dexter - Se não se importar...

Joe - Olha, todos cometem erros... Fazem coisas que não deviam e... são apenas humanos... Mas deus, ele nos perdoa.

Dexter - Simples assim? Mata alguém e deus o perdoa?

Joe - Isso!

Dexter - Então posso matá-lo e deus me perdoará.

Joe - Ele te perdoaria, mas você tem que se arrepender!

Dexter - E você se arrepende de verdade por matar Janet?

Joe - Sim, com certeza!

Dexter - Mentiroso!

Dexter levanta a faca em direção ao coração do pobre homem "arrependido". Apavorado, o cara usa seus melhores argumentos religiosos.

Joe - Você não vai querer fazer isso!

Dexter - E por quê?

Joe - Porque se me deixar ir, deus te dará a vida eterna. E tudo o que quiser!

Dexter - Não há nada que eu precise.

Joe - Você não quer, sabe... não quer deixar deus zangado.

Dexter - Não percebe como isso soa ridículo?

Joe - Porque ele é o todo-poderoso! Espadas... e pedras... e trovões.

Dexter - Trovão é só barulho, teriam que ser raios.

Joe - Não pode me matar pois deus é uma fortaleza de poder!

Dexter - Já chega!

Joe - O sangue do cordeiro, ele me protegerá!

Dexter - Desculpe, hora do golpe.


Pois é, Joe. Boa, Dexter. Um a menos...

0 Deixe seu comentário::