segunda-feira, 19 de março de 2012

Ninguém tem cem amigos


Hoje fiz uma limpa na minha lista de contatos do facebook. Sim, esse mesmo que eu disse um dia que não teria. Acabei me rendendo e isso tem rendido situações bem interessantes.

Contando com uma pessoa que me adicionou hoje à tarde, eu cheguei aos 143 amigos! Como assim, amigos???

Como disse o Nei Lisboa "todas as pessoas que eu conheço, cabem bem juntinhas na palma da mão..."

Em primeiro lugar, a palavra amigos deveria ser substituída por contatos. E é assim que me refiro: contatos. Eu tenho, então, 143 contatos no facebook.

Tinha.

Sobraram 110. Extirpei, sem dó nem piedade, 33 contatos inúteis.

Para quem ainda não se deu conta, um contato inútil é aquele que jamais dá um curtir em uma postagem tua, nunca faz um comentário, por mais que teu post seja interessante ou polêmico ou desafiador. A criatura nem lembra que tu existe, ou, se lembra, te acha um chato de galocha e só não te exclui pra fazer volume.

Ou seja, não serve absolutamente para nada. Então, por que manter alguém inútil por perto? Sim, eu sei que é para que tu pareças um cara descolado, cheio de amigos, cheio de gente interessadíssima no que tu tens a dizer, sim, eu sei... Mas, não passa de uma grande mentira. É virtualmente impossível ter cem amigos ou mais. E mais impossível ainda comunicar-se adequadamente com tanta gente.

E os 110 que sobraram? Desses, pouquíssimos entram na categoria de amigos. Oito, para ser exato. São pessoas com quem eu posso contar e que podem contar comigo em qualquer situação. Até prova em contrário. Curiosamente, desses oito, um deles originou-se através do facebook, quem diria...

E os 102 restantes? Alguns são contatos com informações relevantes para mim, independente de lerem ou não o que eu escrevo. Um bom exemplo disso é o sociólogo Emir Sader. Imagino que, com seus cinco mil contatos, ele não tenha tempo para ler nada do que eu escrevo ou posto, mas quase tudo que ele posta é de meu interesse.

Outros, são artistas locais dos quais quero saber o que andam fazendo. Em momentos raros, trocamos algumas palavras cordiais e sem intimidade alguma.

Grupos de teatro, grupos de música também me interessam. Ando até pensando em voltar a fazer teatro e é bom ter alguns contatos na área.

Outro tema que me aproxima de pessoas totalmente estranhas é o vegetarianismo. Tenho conhecido pessoas legais por causa desse assunto. E a bicicleta e a ecologia também são fatores de aproximação. A música e a política também me apresentam gente que tem valido a pena.

Ainda assim, sobram uns 30 contatos que eu não sei bem por que ali permanecem. Provavelmente, dançam numa próxima rodada.

Eu pratico em quase todo o resto e agora descubro que nos contatos do facebook também funciona. Uma vida simples e sem perfumaria é muito mais fácil de administrar.

E muito mais verdadeira. Qualidade é [sempre] bem melhor do que quantidade.

4 Deixe seu comentário::

Álvaro Diogo disse...

Também relutei muito em entrar no FB, mas fico feliz de não ter sido deletado nessa sua faxina! Um forte abraço, camarada!

Guilherme Tolotti disse...

Tinha esquecido até de ler o teu blog, perdi o costume... mas é como disseste, se é para bloquear as bobagens que a pessoa posta, melhor excluir mesmo. Vou fazer uma triagem também no meu, depois te digo quantos cortei.

Anônimo disse...

Não precisas publicar, ok?!
Continuas o mesmo! Contudo, mais requintado! rsrsrsrsrsrsrs Isto é um elogio, seu escorpião!
Qualquer dia, combinamos - se concordares - um passeio no Gasômetro.
Feliz em ver-te feliz!
Beijos!

Wladimir Evangelista disse...

Caro Anônimo, poderíamos fazer um passeio no gasômetro, caso eu soubesse quem tu és...