quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Para onde vão os objetos perdidos


Gatos e duendes não se dão bem. Segundo os esotéricos, gatos existem com o objetivo de proteger os seres humanos. Os duendes, por sua vez, são como meninos levados, sempre aprontando alguma. E, dizem os mais antigos, por vezes são cruéis.

Quando parei para pensar nisso, não tive dúvida: fui buscar aquele gatinho de apenas um mês para morar aqui em casa. Esperei que ele perdesse aquele jeito de bebezinho e passei a treiná-lo na arte de ataque e defesa. Dudú tornou-se praticamente um ninja. Um dia, olhei para ele e pensei, sorrindo:
_ Duendes, tremei!

Passado um certo tempo me dei conta de que não estava funcionando. Foi quando encontrei a Nina, uma gatinha muito querida e valente, perdida em meio a uma montanha de lixo numa calçada perto daqui. Agora, com dois gatos juntos, não tive dúvida em esbravejar:
_ Se ferraram, duendes!

Nina estava grávida quando chegou e ainda transou com o Dudú. Dessa união nasceram quatro gatinhas: Nêga, Duda, Guida e Tim. Seis gatos em casa!
_ Totalmente protegido dos duendes! _ pensei, exultante.

No entanto, o tempo encarregou-se de mostrar que ainda não era o suficiente. Quando eu já estava desanimado, uns amigos ligaram falando de duas gatinhas que viviam numa calçada. Não tive dúvida: tragam as duas, rápido! E assim chegaram a Bibí e a Bebê.

Agora sim, com oito gatos, eu me sentia o general de um agrupamento totalmente eficaz contra os malévolos duendes! O doce aroma da vitória chegando em minhas narinas ofegantes!

Doce ilusão. Pura bobagem. Hoje em dia tenho em casa oito cabecinhas sedentas de cafuné e, mesmo assim, os duendes continuam levando coisas das quais nunca mais ouço falar.

Crônica escrita como tema da aula de hoje na Oficina Literária que estou fazendo na Casa de Cultura Mário Quintana, com a Ana Mello.

1 Deixe seu comentário::

Álvaro Diogo disse...

hahah adorei o post! Os duendes vivem roubando minhas palhetas e chuquinhas de cabelo! E meu gato preguiçoso, beirando a obesidade mórbida e idoso não está nem aí para os duendes! hahah Vai gostar dessa música aqui: http://youtu.be/aG4rD7NIXM4