sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Amizade virtual. Isso existe?


Exatamente daqui a 63 horas, Tarciso, do blog H@ vida depois dos 40, vai aterrissar no Aeroporto Salgado Filho, a poucos quilômetros de minha casa.

Como disse-lhe por email, lá estarei eu, com meu carrão (santana é um carro grande), esperando-o para recebê-lo por uma semana aqui em Porto Alegre.

Normal que um amigo visite o outro, certo? Bem, o que faz a diferença nesse caso é que nunca nos encontramos antes. Sim, eu conheço o Tarciso apenas virtualmente. Já nem sei há quantos anos, uns cinco, talvez.

O fato é que algumas pessoas têm esse poder de nos cativar mesmo sem a presença física. É o mesmo carinho que eu sinto por outros blogueiros, como a Lua, a Gisele, a Vivien, o Marcos, pessoas que eu visito há muitos anos através de seus blogs e das quais sei um pouquinho ao menos de suas vidas ou de seus pensamentos. Também há outros, mais recentes e que ainda não deu tempo, ou chance, de estabelecer um contato menos superficial.

No caso do Tarciso, a semente principal germinou a partir de uma pergunta minha sobre um problema de coluna lombar do qual ele falara vagamente. Ele me escreveu para o email contando em detalhes, eu sugeri um exercício, ele começou a praticar, melhorou e sentiu-se grato. Mais tarde, teve um incômodo na cervical e me escreveu novamente. A partir daí, creio que trocamos perto de cem emails, em menos de dois meses. Eu nem gosto de falar, não é. E encontrei um interlocutor à altura.

Então, Tarciso entrou de férias por duas semanas e tomou a decisão de vir fazer um tratamento intensivo de coluna comigo, além de conhecer um projeto ecológico que estou desenvolvendo desde dezembro e que ele vai conhecer em primeira mão. Estou preparando-me para contar do projeto aqui no blog, mas preciso acertar uns detalhes antes.

E para quem tem dúvidas sobre se a semente da amizade pode germinar em ambiente virtual, eu digo, sim, acreditem, é perfeitamente possível.

Mais tarde, o próprio Tarciso contará em seu blog das impressões do tempo que vai passar aqui.

Se quem está lendo tem alguma experiência nesse sentido, não deixe de comentar, por favor.

1 Deixe seu comentário::

tarciso disse...

O meu cronômetro aqui está acionado e em contagem regressiva... porque uma amizade verdade pode muito bem começar no meio virtual, já me aconteceu antes - mas chega um momento em que a desejamos materializar para cultivá-la ainda com maior ênfase. Palavras não nos haverão de faltar.... rsrsrs