segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Uma semana para construir uma amizade


Uma semana pode passar muito rápido. Quando você se dá conta, já foi.

Tarciso chegou na segunda e se foi no sábado. Foi de táxi para o aeroporto, pois o santana, coitado, agora está com problema em uma mangueira do radiador.

Foram de duas a duas horas e meia de trabalho por dia, durante seis dias seguidos. Uma experiência nova para mim na massoterapia, pois nunca atendi alguém antes sem que fosse em dias alternados.

Iniciávamos os trabalhos com uma hora de alongamentos. Quando passei-lhe o exercício por email, Tarciso achava impossível alcançar o chão com as mãos sem dobrar os joelhos. E não é que ele praticamente conseguiu nessa semana em que ficou aqui? Claro que o trabalho anterior à viagem que ele vinha realizando ajudou e muito. Disciplina é a senha para acessar os portais de uma musculatura sadia. E se a musculatura está bem, a coluna não tem do que se queixar. Para completar, praticamente conseguiu colocar-se na postura do "caipira", muito simples para uns, mas muito difícil para outros. Ainda que os "caipiras" sequer pensem nisso, é necessário um alto grau de relaxamento muscular para assumir tal postura com facilidade, sem quedas nem cansaço.

Depois, partíamos para a massoterapia, em torno de uma hora também, onde os grupos musculares das costas eram trabalhados de forma terapêutica, ou seja, com pressão suficiente para desmanchar nódulos. Encerrávamos cada sessão com quiropraxia na própria mesa de massagem, que é a que eu coloco em prática (eu não pratico a quiropraxia em pé). Ao contrário do que mostrava uma radiografia de 2005, Tarciso chegou aqui com a coluna bem alinhada e não tive muito trabalho nesse quesito. Aos poucos as diferentes regiões da coluna foram cedendo à pressão do alinhamento.

Para o trabalho de sábado, a última sessão, Tarciso havia me solicitado conhecer a massagem relaxante. Nessa, depois de uma hora de alongamentos, além das costas, trabalhei mãos, pés e cabeça, ao final. A sensação é bastante diversa de uma terapêutica. As pressões sobre a musculatura são firmes, mas sem o uso de força. Não se procuram nem se desmancham nódulos numa massagem relaxante. O trabalho é mais superficial e, portanto, atua apenas no nível sensorial. A musculatura relaxa mais em função do relaxamento emocional do que pela pressão das mãos. A menos que ele seja um excelente ator, acredito que Tarciso ficou extasiado com todo o trabalho, o que, convenhamos, é muito gratificante.

À parte todo esse lado do trabalho, objetivo principal da visita, ainda passamos horas, literalmente, conversando sobre tudo e mais um pouco. Um ótimo exemplo disso é que eu, completamente ateu, nunca havia conversado com uma pessoa (bastante) religiosa que não mostrasse pendores fundamentalistas e xiitas. Se você acha que estes termos aplicam-se apenas às religiões muçulmanas, precisa imediatamente rever seus conceitos. De qualquer maneira, foi um prazer descobrir que a fé pode andar de mãos dadas com o racional. Eu não teria o menor saco, diga-se de passagem, para aguentar por uma semana uma pessoa que metesse o seu deus em qualquer conversa, o tempo todo.

Para finalizar, Tarciso conheceu meu projeto ecológico secreto (risos) e me presenteou com um belo laudo a respeito do produto, do seu ponto de vista como administrador de empresas. Certamente irá me ajudar na apresentação do produto depois que eu patenteá-lo.

Como eu dizia no começo do post, uma semana pode passar muito rápido. E assim foi. Quando me dei conta já estávamos tratando da última sessão e de como chegar ao aeroporto de táxi. Dizem que as melhores coisas da vida se passam desse modo. Então, só posso dizer que valeu cada dia. Boas vindas ao meu mais novo (entre poucos) AMIGO.

Ah, pra quem acha impossível, Tarciso também experimentou ser vegetariano por uma semana, seguindo a dieta da casa. A menos que eu esteja enganado, não saiu daqui nem fraco nem doente, pelo contrário, foi muito bem alimentado essa semana inteira. Mas isso deixemos que ele mesmo relate em seu blog quando tiver oportunidade.

3 Deixe seu comentário::

tarciso disse...

E a vida é assim. Por vezes uma sucessão de minutos intermináveis. Noutras, dias que passam em minutos... A experiência dos alongamentos, massoterapia, quiropraxia, e, especialmente o primor da companhia, foi, como te disse pessoalmente - e sem nenhum exagero, uma daquelas experiências marcantes que deixam sulcos inapagáveis e impagáveis em nossa memória afetiva! E a leitura deste post será sempre uma possibilidade de revisitar na memória a agradabilíssima experiência vivenciada nestes 6 dias...

Álvaro Diogo disse...

Que experiência bacana!

Fico no aguardo dos comentários do Tarciso sobre a semana vegetariana.

Abraços!

tarciso disse...

Atendendo a pedidos da multidão (rs), postei um pouco do que foi a experiência destes dias contigo em Porto Alegre.