domingo, 26 de dezembro de 2010

Máscaras

Acabou. Passou. Já era. Pode tirar a máscara. Ninguém mais está olhando. Imagino que tenha sido cansativo. Um dia inteiro abraçando, sorrindo, repetindo a mesma frase como um mantra.

Lembrou daquela criancinha que não tem o que comer o ano inteiro mas estava "ansiosa" pelo teu presente de segunda mão? Por falar em lembrar, lavou bem as mãos ao chegar em casa? Vai saber quanta doença pode ter essa gente pobre. São sujos, não é mesmo? E cheiram mal. Por que será que não compram um bom sabonete da natura? Gente porca, meu deus...

Lembrou do porteiro do seu prédio que você trata mal o ano inteiro? Por que será mesmo que os condomínios não contratam rapazes loiros, de olhos azuis, cursando alguma faculdade, para ficar na portaria? Por que você tem que cruzar todo santo dia com aquele cara feio, pardo e com dentes por arrumar? Por que esse infeliz não vai a um dentista?? Faz o que com o salário de R$ 600,00?

Lembrou daquele parente horroroso mas que você finge gostar por que foi ensinado que família deve ser amada acima de qualquer coisa? Como é mesmo o nome dele? Conversaram o que, umas duas horas, ele lembrando de situações "hilárias" enquanto você pensava em mil formas diferentes de se matar alguém? 

Lembrou da sua mãe que sempre foi meio sua empregada e que agora está velhinha e só não foi para um asilo por que o idiota do seu irmão insiste que ela deve ser cuidada em casa? Conseguiu dizer a ela o quanto a ama, duas vezes por ano?

Lembrou daquele idiota do seu irmão, aquele desajustado que não fez faculdade, que trabalha em qualquer coisa e tem a mania de ser solidário? Que coisa de pobre essa história de solidariedade. Como você teria tempo de ganhar dinheiro se fosse solidário, não é mesmo? Que gente estúpida!

E no trabalho, levou aquele presente de dez reais para aquele colega que você nem sabia como se chamava e teve que perguntar para o chefe? Aliás, quanto foi mesmo o presente do chefe? Ainda bem que existe cartão de crédito, não é?

Você deve estar cansado. Não é fácil interpretar como você fez durante um dia inteiro. Mas esqueça a indicação ao oscar, ao menos antes de mudar-se desse país de gente ignorante que primeiro elege um pobre sem faculdade depois uma velha com passado duvidoso. Que lugarzinho você foi nascer, hein!! Com tantos países na europa com problema de baixa população e você aqui, nesse paizeco de quinta categoria!

Ainda bem que é só um dia. Ninguém mais está olhando. Agora você já pode voltar à sua vida normal. Pode tirar a máscara.

2 Deixe seu comentário::

Álvaro Diogo disse...

Perfeito! Excelente texto!

Infelizmente as pessoas supra-citadas se espalham como praga em nossas cidades e a todo canto que olhamos encontramos máscaras com falsos sorrisos... Eu continuo sorrindo, como sorrio o ano inteiro, e não preciso comprar presentes ou ajudar alguém para ficar com a sensação (falsa) de altruísmo por apenas um dia...

Obrigado pelos comentários no Ideia Nossa, muito bom mesmo ter um leitor como você.

Abraços!

tarciso disse...

ah mas tem também o outro lado e é nele que eu me amarro... mas deve ser porque os meus dois netos compensam todas essas decepções que sofremos e praticamos em sociedade...